Papa Francisco abre Porta Santa e inicia Jubileu
Milhares se reuniram na Praça São Pedro, em Roma, para testemunhar. Papa Bento XVI esteve presente
Na manhã desta terça-feira (8), o Papa Francisco deu início ao Ano Santo católico, ou o Jubileu, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma, onde milhares de pessoas se reuniram, como informa a BBC.
Com os recentes ataques terroristas em Paris e na Califórnia, o sistema de segurança na Praça São Pedro foi grande. O espaço aéreo de Roma foi fechado, cestas de lixo foram removidas ou tampadas e todos foram revistados.
Durante a missa, o papa pediu coragem aos fieis. “Deixemos de lado todo o medo e pavor, para não se apropriem de homens e mulheres que são amados. Em vez disso, vamos experimentar a alegria do encontro com a graça que transforma todas as coisas”, disse.
Ao anunciar o Jubileu extraordinário, o papa Francisco disse que a Porta Santa era “uma porta de misericórdia, e que aqueles que entrarem iriam experienciar o amor de Deus que consola, perdoa e transmite esperança”.
O papa Francisco disse que ao passar pela Porta Santa, que estava emparedade desde o último Jubileu, católicos deveriam assumir o papel de bons samaritanos. Na cerimônia, o papa emérito Bento XVI, aos 88 anos, estava entre aqueles que atravessaram a porta.
O Jubileu ou Ano Santo é uma tradição católica que se iniciou em 1300, com o Papa Bonifácio VIII. Ao longo dos anos, a tradição atrai milhares de peregrinos para Roma em busca de renovação espiritual e a passagem de pecado para graça.
Os Anos Santos acontecem a cada 25 anos, e o último, realizado pelo papa João Paulo II, aconteceu em 2000. Mas isso não impede que os papas realizem Anos Santos extraordinários, como foi o caso do papa Francisco.
O Ano Santo de 2015 tem como tema Misericórdia, e deve terminar em 20 de novembro de 2016. Como parte do Jubileu deste ano, o papa Francisco anunciou, para superpresa de muitos católicos, a absolvição de mulheres que busquem o perdão por ter feito um aborto. Ainda assim, o aborto ainda é visto como pecado pela igreja.
Fonte: Época – Globo.com – Papa Francisco abre Porta Santa e inicia Jubileu